Área Acadêmica

UDE
Publicado: 23/04/2020 - 11:41
Última modificação: 17/03/2024 - 08:08

A Área de Unidade de Diagnóstico Estomatológico (UDE) elenca as disciplinas de Estomatologia e Radiologia Odontológica e tem por objetivos básicos:

• Capacitar com que o aluno(a) saiba as técnicas semiológicas para o correto atendimento do paciente, correlacionando as alterações sistêmicas com aquelas eventualmente presentes no sistema estomatognático
  • Capacitar o aluno(a) a saber identificar, diagnosticar e tratar as doenças estomatológicas mais prevalentes do sistema estomatognático
  • Permitir com que o aluno(a) compreenda os fundamentos da Radiologia Odontológica e realize as técnicas radiográficas intraorais, bem como suas variações
  • Permitir com que o aluno saiba interpretar e indicar as técnicas radiográficas extraorais da odontologia, bem como os métodos imaginológicos mais avançados.

A área de UDE da FOUFU está presente no Ensino de graduação em 5 períodos distintos da formação do aluno(a), a saber:

UDE I: 2º período, UDE II: 3º período, UDE III: 4º período, UDE IV: 6º período e UDE V: 8º período.

Quanto à Extensão Universitária, a área disponibiliza o Programa de Cuidados Específicos às Doenças Estomatológicas (PROCEDE) semanalmente, atendendo a comunidade de Uberlândia e todo o entorno regional, desde 1995. Neste programa, pacientes são diagnosticados e tratados em parceria com as disciplinas de Patologia Oral e Maxilofacial e Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. Vale destacar aqui, que este ambulatório é a referência no diagnóstico do câncer bucal de Uberlândia e região.

Quanto à Pesquisa, a área conta com 2 docentes orientando discentes em projetos de Iniciação Científica. Atualmente, temos também 1 docente inserido no Programa de Pós-Graduação da FOUFU e outro em vias de se ingressar.

Coordenador(a): Carla Silva Siqueira
Representante Docente: Gabriella Lopes de Rezende Barbosa