Curso de Graduação em Odontologia

Última modificação: 25/11/2021 - 08:30
Sobre o curso:

ODONTOLOGIA

É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O cirurgião-dentista ou odontólogo cuida da saúde dos dentes, gengivas, mucosa da boca, maxila e mandíbula, bem como de alterações patológicas e disfunções desses órgãos. Para tanto, emprega seu conhecimento biológico, humanístico e técnico em prol do estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças bucomaxilofaciais.

O curso de Odontologia da UFU, criado em 1970, se tornou um dos mais importantes do país ao implementar, de forma pioneira, a formação integral e integrada de seus alunos, que se formam como cirurgiões-dentistas clínicos-gerais. Recentemente, seu projeto pedagógico foi reformulado de forma a adiantar o contato com pacientes (já no terceiro período), enfatizar a integração entre suas diversas disciplinas, incrementar a formação humanística e científica dos alunos, ampliar fortemente as experiências dos mesmos no contato com a realidade profissional, e favorecer o aprofundamento de seus estudantes nas áreas de seu maior interesse. Para tanto, se apoia em um corpo docente altamente qualificado, com mais de 80% de doutores e notável produção científica, e em uma excelente infraestrutura física, com novos prédios, apoio por um Hospital Odontológico (diferencial em todo o Brasil), além de equipamentos novos e periodicamente atualizados.

Competências da Coordenação de Graduação do Curso: (Fonte: Regimento Geral da UFU, Seção IV, Art. 71 e seus incisos):

I. cumprir e fazer cumprir as normas da graduação;
II. estabelecer as diretrizes didáticas, observadas as normas da graduação;
III. elaborar proposta de organização e funcionamento do currículo do curso, bem como de suas atividades correlatas;
IV. manifestar-se sobre as formas de admissão e seleção, bem como sobre o número de vagas iniciais;
V. propor convênios, normas, procedimentos e ações;
VI. estabelecer normas internas de funcionamento do curso;
VII. aprovar, acompanhar, avaliar e fiscalizar os Planos de Ensino das disciplinas;
VIII. promover sistematicamente e periodicamente avaliações do curso;
IX. orientar e acompanhar a vida acadêmica, bem como proceder adaptações curriculares dos alunos do curso;
X. deliberar sobre requerimentos de alunos no âmbito de suas competências;
XI. deliberar sobre transferências ex officio;
XII. aprovar o horário de aulas;
XIII. aprovar o Relatório Anual de Atividades; e
XIV. outras competências definidas pelo Regimento Interno da Unidade.

Perfil profissional:

O mercado de trabalho é bastante concorrido, mas oferece oportunidades para os mais diversos perfis de cirurgiões dentistas. A atuação profissional pode ser exercida em clínicas especializadas, serviços públicos ou privados, tais como escolas, instituições previdenciárias, sindicatos, empresas, prontos-socorros e hospitais. O odontólogo pode, também, atuar em órgãos governamentais no campo da saúde pública ou, ainda, dedicar-se à carreira docente como professor ou como pesquisador em hospitais e em programas governamentais. Há vagas específicas em concursos públicos e também no setor militar.

Perfil do ingressante:

O Curso de Odontologia da UFU tem regime integral (com atividades pela manhã, à tarde e eventualmente à noite), O curso se desenvolve em cinco núcleos de formação: 1. Formação Básica, que contempla os fundamentos biológicos da saúde e da doença nos seres humanos; 2. Formação Humanística, sobre os aspectos éticos e psicossociais que influenciam a atenção individual e coletiva à saúde, bem como o gerenciamento da atividade profissional; 3. Formação Profissional, em que os estudantes aprendem os fundamentos científicos e tecnológicos específicos e atuais das mais variadas áreas da Odontologia e de sua interação com outros profissionais, desenvolvendo sua competência no atendimento clínico e cirúrgico; 4. Formação Específica, onde ocorre o contato com a realidade profissional mediante estágios supervisionados, bem como a produção orientada de trabalho de conclusão de curso; e 5. Formação Complementar, que induz à diversificação da formação dos estudantes com monitorias, participação em congressos, projetos de extensão e pesquisa, além de atividades voluntárias. Durante os 5 anos de curso a carga horária clínica aumenta gradativamente, acompanhando paralelamente o ensino teórico e prático-laboratorial.

Habilitação:
Bacharelado
Regime acadêmico:
Semestral
Turno de oferta:
Integral
Duração:
5 anos (integral)
Prazo mínimo:
5 anos (10 semestres)
Prazo máximo:
8 anos (16 semestres)