Área Acadêmica

ENDO
Publicado: 23/04/2020 - 11:51
Última modificação: 11/01/2024 - 11:51

A Endodontia por definição, é o ramo da Odontologia que trata da etiologia, diagnóstico, terapêutica e profilaxia das doenças e lesões que afetam a polpa dentária e a raiz dentária, bem como o tecido periapical.
No curso de Graduação em Odontologia da UFU, a Área de Endodontia e Mat. Odontol. está inserida nas seguintes disciplinas:

· Endodontia I e II: Disciplina pré-clínica oferecida no 3º e 7º período respectivamente.

· UCEI-5 a UCEI-8, Estágio 9 e Estágio 10: Disciplina da clínica integrada oferecida do 3º ao 10º período.

· Disciplina Optativa: Avanços tecnológicos em Endodontia - Disciplina oferecida a partir do 7º período.

Material de apoio: Além da literatura referenciada durante as aulas e dos vídeos didáticos produzidos dentro da área, a Apostila e o Protocolo de Endodontia são também frequentemente utilizados como material auxiliar para o ensino em salas de aula e nas clínicas:

· Apostila de Endodontia do Pré-Clínico ao Clínico – trata-se da versão atualizada de 2023 adaptada ao novo PPGO 2020. Nela apresenta todo o conteúdo teórico ministrado na disciplina pré-clínica de forma resumida e eficaz no auxílio às atividades práticas executadas no laboratório: disponível em Ambiente virtual de Aprendizagem para apoio às aulas da educação presencial (graduação e pós-graduação).

· Protocolo de Endodontia: apresenta detalhadamente todas as condutas clínicas preconizadas pela área para as atividades da endodontia realizadas durante o atendimento a pacientes no Hospital Odontológico da UFU.

Todos semestres são oferecidas 5 vagas de monitoria para a ENDODONTIA I. As vagas para monitorias nas disciplinas clínicas somente são oferecidas mediante a solicitação de cada professor da área, para a clínica que está sob a sua responsabilidade.

As pesquisas acadêmicas são desenvolvidas na área de Endodontia por meio de programas de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC) ou com Trabalhos Conclusão de Curso (TCC) realizados pelos alunos durante a graduação.

A Endodontia é representada no programa de Pós-Graduação em Odontologia pela Profa. Camilla Christian Gomes Moura, com orientações para alunos de Mestrado e Doutorado.

Horário de atendimento:
Segunda-feira à sexta-feira, das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h