Serviço

Programa de atendimento à pacientes com Traumatismo Dento-Alveolar – Referência Ambulatorial

Publicado: 30/06/2020 - 11:01
Última modificação: 10/04/2024 - 22:47
Assunto:

O traumatismo Dentoalveolar figura dentre os principais problemas de saúde que acometem a cavidade oral, juntamente à cárie dental e ao câncer bucal. A incidência de traumatismos dentários em crianças, adolescentes e adultos jovens tem assumido proporções alarmantes. A Clínica de Traumatismo Dentoalveolar da Faculdade de Odontologia da UFU realiza desde 2004, atendimento ambulatorial à pacientes dento-traumatizados. O projeto permite aos alunos de graduação o desenvolvimento de uma visão crítica acerca do atendimento a estes pacientes, além de auxiliar no treinamento e aperfeiçoamento de sua prática clínica, haja visto que para a reabilitação do paciente dentotraumatizado, conhecimentos provenientes de diferentes áreas da odontologia são requeridos. Envolve alunos de pós-graduação que sob a supervisão dos professores, praticam a orientação junto aos alunos de graduação. O projeto oportuniza o registro de casos clínicos e a realização de pesquisas longitudinais, importantes para a avaliação dos procedimentos técnicos realizados, que são baseados na literatura científica. O atendimento gratuito à pacientes com traumatismo dentoalveolar no âmbito da Faculdade de Odontologia-UFU é de fundamental importância para a sociedade, uma vez que considerável parcela da população é atingida por esse tipo de injúria e a condição socioeconômica pode inviabilizar o tratamento, causando perdas irreparáveis à estética, ao desenvolvimento facial e às funções de mastigação e fonação do paciente. Assim, além do desenvolvimento técnico e crítico dos alunos envolvidos. Este projeto amplia a função social da universidade pública e gratuita e o seu compromisso com a transformação da sociedade.

Orientações:

SIEX (ufu.br): 29528

Local de realização - Hospital Odontológico, bloco 4T,  Às sextas-feiras das 14:00 às 18:00

Coordenação: Profª Priscilla Barbosa Ferreira Soares

Vigência: 01/08/2023 a 01/08/2024