Estágio Supervisionado

Última modificação: 27/06/2023 - 17:03
Curso:

Considerando o disposto nas normas suscitadas, é considerado estágio as atividades supervisionadas de estudantes regularmente matriculados no Curso de Odontologia da UFU, desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visem à preparação para o trabalho produtivo, sendo realizadas junto a pessoas jurídicas de direito privado e órgãos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional de quaisquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Requisitos:

O estágio está regulamentado na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 (Lei Federal de Estágio) e nas Normas Gerais de Estágio de Graduação da UFU, estabelecidas pela Resolução nº 24/2012, do Conselho de Graduação (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2012). Além da legislação vigente e da Resolução citada, o estágio deve obdecer ao Estatuto e ao Regimento Geral desta Universidade, às Normas Gerais da Graduação da UFU e aos critérios estabelecidos por cada curso de graduação por meio de normas complementares.

Para cursar Estágio Supervisionado, o qual compreende todos os componentes curriculares do Núcleo de Formação Específica, o discente deverá ter cumprido, no mínimo, dois períodos vencidos, além dos pré-requisitos específicos de cada Estágio que estão previstos no Fluxo Curricular. Por meio das atividades de estágio, os alunos poderão atuar com indivíduos em diferentes ciclos de vida e em diferentes níveis de atenção à saúde. Os estágios supervisionados seguirão normas específicas, visto a sua diversidade e campo de atuação de cada estágio.

O Colegiado do Curso de Graduação em Odontologia deverá elaborar as normas complementares dos estágios obrigatórios, obedecendo ao disposto nas leis que versam sobre a matéria e às diretrizes da UFU, além de fiscalizar a atuação do coordenador de estágio.

• Estágios Supervisionados vigentes 1º semestre letivo 2023:

Turmas 93 e 94

• FOUFU31402: Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva I

Turma 90:

• GOG034: Estágio Supervisionado V (Adolescente) - coordenadora: profª Jaqueline Vilela Bulgareli
  • GOG046: Estágio Supervisionado em Pronto Atendimento Odontológico I (plantão PSOUFU) - coordenadora profª Lívia Bonjardim Lima

Turma 89:

• GOG040: Estágio Supervisionado VI (Adulto): [SAD, CREDESH, DIABÉTICOS e MASI] - coordenadora profª Andréa Gomes de Oliveira
  • GOG054: Estágio Supervisionado em Pronto Atendimento Odontológico II (plantão PSOUFU) - coordenadora profª Lívia Bonjardim Lima

Turma 88:

• GOG045: Estágio Supervisionado VII (Criança) - coordenadora profª Danielly Cunha Araújo Ferreira de Oliveira
  • GOG053: Estágio Supervisionado VIII (Gestante e Bebê) - coordenadora profª Alessandra de Maia Castro Prado
  • GOG058: Estágio Supervisionado IX (Odontogeriatria) - coordenadora profª Juliana Bisinotto Gomes Lima
  • GOG062: Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Programas e Serviços do HOUFU: SEPAE, PROCEDE, Amb. CTBMF, CEOHOUFU) - Calendário férias (junho/julho 2023) - coordenadora profª Priscilla Barbosa Ferreira Soares
  • GOG064: Estágio Supervisionado X (Serviços e Programas Específicos) - coordenadora prof. João Edson Carmo de Oliveira
  • GOG059: Estágio Supervisionado em Pronto Atendimento Odontológico III (plantão PSOUFU) - coordenadora profª Lívia Bonjardim Lima
  • GOG063: Estágio Supervisionado em Pronto Atendimento Odontológico IV (plantão PSOUFU) - coordenadora profª Lívia Bonjardim Lima
Orientações:

O Estágio compreende a realização de atividades práticas na área de abrangência do curso de Odontologia e tem por objetivos:
I - proporcionar a vivência de situações concretas e diversificadas, relacionadas a profissão;
II - promover a articulação teórico-prática; e
III - favorecer a reflexão sobre o exercício profissional e seu papel social.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (BRASIL, 2002), o estágio supervisionado é componente curricular obrigatório do curso, sendo requisito para a sua conclusão. Além disso, ele deve ser desenvolvido de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação e deve atingir a carga horária mínima de 20 % (vinte por cento) da carga horária total do Curso de Graduação em Odontologia. Assim, atendendo a essa carga horária mínima, o Curso de Graduação em Odontologia da UFU possui 990 (novecentas e noventa) horas de carga horária referente a estágio curricular supervisionado obrigatório, o que corresponde a 20,2% da carga horária total do curso. Os estágios supervisionados obrigatórios do Curso de Graduação em Odontologia da UFU são realizados nas Clínicas Odontológicas e no Pronto Socorro Odontológico do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia, nas Unidades Básicas de Saúde e na  rede municipal e estadual do Município de Tupaciguara/MG.

>>COMUNICADO da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HOUFU: Acesse

>> Ao final dos Estágios Supervisionados V, VI, VII, VIII, IX  e X cada aluno deverá entregar o relatório final de estágio de acordo com orientações de cada coordenador(a).

>> Instruções importantes sobre plantões no PSO/UFU: Estágio Supervisionado PA1, PA2, PA3 e PA4;

1). plantão noturno é PRESENCIAL -  das 19h às 7h do dia seguinte (o aluno que for embora não receberá a nota do dia de trabalho)
2). durante todo o semestre são permitidas apenas 3 trocas de plantão sempre no mesmo turno - PA1/PA2 ; PA3/PA4
3). reposição de plantão apenas com apresentação de atestado medico entregue pessoalmente para a coordenadora do estágio
4). fiquem bem atentos aos dias que estão escalados - anotem na agenda pois plantões esquecidos não são repostos.
5). materiais e instrumentais obrigatórios:

• Motor de alta e baixa rotação
  • Broca 702 longa para alta rotação
  • Posicionador de radiografias