Histórico

Em 2000, o Regimento Interno da Faculdade de Odontologia criou espaços para que as diferentes instâncias do curso fossem inovadas e, assim, a Extensão recebeu um capítulo especial, com a criação de uma Comissão para repensar o papel da Odontologia perante a comunidade de Uberlândia e região.

Entendendo a Extensão na Faculdade de Odontologia como um canal que viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade, a Comissão procurou organizar, a partir da experiência desta e de outras Instituições, conceitos, normas e diretrizes, para a regulamentação das atividades extensionistas, procurando pautar-se nos princípios adotados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e por toda a Universidade. Nomeou-se então uma comissão composta pelos docentes da Faculdade de Odontologia Evonete Maria de Oliveira Marra, Rosimeyri Lustoza Wanderley, Simone Maria Ávila Silva Reis e Maria Christina Mouta Rink que em 2001 apresentaram o "Regimento das Atividades de Extensão da Faculdade de Odontologia". Após aprovação deste no Conselho da Faculdade de Odontologia ele foi analisado pela Procuradoria Geral, sob o Parecer nº 240/01 que apresenta sugestões de correções. Após as correções sugeridas, desde 2002 temos em vigência o documento de "Organização e Funcionamento da Extensão e Atividades Correlatas da Faculdade de Odontologia", criando-se a Coordenação de Extensão da Faculdade de Odontologia (COEXT-FOUFU). Desde então, as ações extensionistas da FOUFU passaram a ser registradas.

A COEXT-FOUFU sempre procurou e continua a buscar caminhos que aproximem mais a Faculdade da comunidade, procurando meios de conhecermos melhor uns aos outros, docentes, discentes e técnicos administrativos, tornando real o projeto de ser a Faculdade de Odontologia uma instituição que cresce junto à sociedade.

 

Fonte: Projeto de Constituição da COEXT-FOUFU

Aparecida de Fátima Lourenço (secretária COEXT-FOUFU até 2016)

Regina Maria Tolesano Loureiro (profª. coordenadora da COEXT-FOUFU)

Secretaria (2017 - atual) : Rosânia Alves Magalhães