Reflexões sobre o ENADE 2019

Publicado: 14/12/2020 - 22:46
Última modificação: 09/02/2021 - 13:56

Diante de todos os anseios e dificuldades do contexto atual, simultaneamente com diversas atividades acadêmicas e administrativas acontecendo de forma remota, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) realizou no dia 07/12/2020 uma Oficina sobre ENADE-2019. A Coordenação do Curso de Graduação juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) organizaram um momento onde pudesse ser discutido o desempenho dos acadêmicos na prova do ENADE-2019, bem como refletir sobre estratégias futuras.

O Colegiado do Curso, NDE e a Comissão de Acompanhamento das Atividades Complementares e Disciplinas optativas (CAAD) e representação estudantil (Diretório Acadêmico) foram convidados a participar para enriquecer e fortalecer esse debate, visto que foi umas das propostas da CAAD a estruturação de um Disciplina Optativa voltada para o estudo e preparação do aluno e com obtenção de conceito 4 pelos discentes das Turmas 81 e 82. Para fomentar o debate, contamos com a ilustre presença da Professora Doutora Danielle Tupinambá Emmi, Diretora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará e Integrante do Comitê Assessor da Área de Odontologia, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Foi um momento único, muito esclarecedor para os docentes que participaram dessa oficina, ensejando um debate sadio, questionamentos sobre a estruturação da prova e formas de avaliação. Além disso, a possibilidade de trocas de experiências, reflexões e direcionamentos futuros foram essenciais para que possamos, futuramente, avançarmos neste conceito.